O TEXTO CONSTITUI UM SISTEMA QUE NÃO DEVE SER IDENTIFICADO COM O SISTEMA LINGUÍSTICO PORQUE ELE NÃO É UMA SIMPLES UNIDADE DE ORDEM SUPERIOR DESTE SISTEMA, MAS SIM UMA UNIDADE COMUNICATIVA QUE SE APRESENTA EM TRÊS PLANOS: O MORFOLÓGICO, INTEGRADO PELOS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS DAS FRASES QUE O COMPÕEM-FONOLÓGICOS GRAMATICAIS .
SINTÁTICO: QUE SE REFERE ÀS RELAÇÕES ENTRE UNIDADES TEXTUAIS-PROPOSIÇÃO, MACROESTRUTURAS E QUE NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM A SINTAXE DA ORAÇÃO:
SEMÂNTICO, QUE SE REFERE AO CONTEÚDO DAS UNIDADES TEXTUAIS, E SE ORGANIZAM.
COERÊNCIA (SEMÂNTICA, SINTÁTICA, ESTILÍSTICA E PRAGMÁTICA) .
SEMÂNTICA-RELAÇÃO ENTRE SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS DAS FRASES EM SEQUENCIA EM UM TEXTO OU ENTRE OS ELEMENTOS DO TEXTO COMO UM TODO.
COERÊNCIA
SINTÁTICA-REFERE-SE AOS MEIOS SINTÁTICOS UTILIZADOS PARA SE ALCANÇAR A
COERÊNCIA SEMÂNTICA (CONECTIVOS, USO DE PRONOMES DE SINTAGMAS NOMINAIS
DEFINIDOS E INDEFINIDOS ETC)
COERÊNCIA
ESTILÍSTICA- REFERE-SE AO USO DE ELEMENTOS LINGUÍSTICOS CONSTRUTIVOS DO MESMO
ESTILO OU REGISTRO LINGUÍSTICO . O LÉXICO E OS TIPOS DE FRASES SÃO ALGUNS
DESTES ELEMENTOS.
(O Tonecas entra na aula em grande
choradeira, porque lhe tinham batido)
|
Professor - Vamos lá a saber: quem foi que lhe bateu?... Tonecas - Foi o voticário! Professor- Boticário! Boticário com B! Tonecas - Não, senhor. Com as mãos. Já disse que apanhei dois tabefes! Professor - Bem sei. Mas eu quis emendar a sua pronúncia da palavra boticário. É boticário, com b, e não voticário. Mas, diga-me: que fez o menino ao farmacêutico para o levar a tais extremos? Tonecas - Não fiz nada ... Professor - Hum ... custa-me a acreditar... Ora, vejamos: que foi o menino fazer a farmácia? Tonecas - Fui comprar cinco tostões de bicarbonato para a minha mãe de sódio. Tonecas - Eu entrei na farmácia, que estava cheia de freguesia, e disse logo, muito alto: - Avie-me, que estou com muita pressa! O farmacêutico olhou-me com mau modo e respondeu: - Espere a sua vez, menino! E vai eu, disse-lhe: - Se não me avia imediatamente faço aqui um barulho que os fregueses vão-se todos embora! E vai ele, perguntou-me: - Então que é que o menino deseja? E vai eu, respondi: - Dê-me cinco tostões de bicarbonato para cozer mais depressa os feijões de sódio em dois papéis! Professor - Que trapalhada! Tonecas - E vai ele, aviou-me. E, depois, perguntou: - Deseja mais alguma coisa? E vai eu, respondi: - Desejo, mas não me lembro agora o que é! E vai ele, disse-me: - Pois então avie-se que eu tenho os outros fregueses à espera! E vai eu, respondi: - Deixe ver se me lembro! E vai ele, disse-me: - Veja lá, será mostarda, linhaça, enxofre, magnésia, borato, arnica... E vai eu, respondi: - Não senhor, não é nenhuma dessas coisas. E ele, já muito aborrecido, continuou: - Então, será óleo de rícino, manteiga de cacau, nitrato de prata, naftalina, glicerina, estriquinina... - Alto! - gritei eu. - Já sei o que é!... - Ora até que enfim! - disse ele. - Então que deseja o menino? E vai eu, respondi: - Desejo que faça o favor de me dizer as horas certas. Professor- Oh!. E depois? Tonecas - E, depois, ele pregou-me dois bananos! (Chora) Professor - Dois quê?... Tonecas - Bananos! Calhetas! Solhas! Tapa-olhos! Professor - Basta menino, basta! Então eu não lhe tenho dito que precisa de tomar cuidado com a língua?.., Tonecas - Pois tem! E foi o que me valeu! Se não a encolho tão depressa, tinha-a trincado com os dentes. |
COERENCIA PRAGMÁTICA- REFERE-SE AO TEXTO VISTO COMO UMA SEQUENCIA DOS ATOS DE FALA. EXEMPLLO DE AGUNS SEQUENCIA COERENTE. PEDIDO-ATENDIMENTO, PEDIDO-RECUSA-JUSTIFICATIVA, SAUDAÇAO-DESPEDIDA.
A: Você pode-me dizer onde fica a Rua
Alice?
B: O ônibus está muito atrasado hoje. |
No balcão da companhia aérea, o viajante
perguntou à atendente:
A - A senhorita pode me dizer quanto tempo dura o vôo do Rio a Lisboa? B - Um momentinho. A - Muito obrigado. |
COESÃO-É
UMA RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE UM ELEMENTO NO TEXTO E ALGUM OUTRO ELEMENTO QUE É
CRUCIAL PARA A SUA INTERPRETAÇÃO (HOLLIDAY & HASAN ,1976, P 8)
EM SEGUIDA O TEXTO COESO:
TEXTO É UM SISTEMA CONSTITUÍDO POR TER PLANOS DE UNIDADE DE SENTIDO SENDO ELAS; SENTIDO MORFOLÓGICO, FORMAÇÃO DE PALAVRAS, SENTIDO SINTÁTICO, DIALOGO, PARTES E SENTIDO SEMÂNTICO SENTIDO SIGNIFICADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário