quinta-feira, 30 de maio de 2013

O TEXTO E SEUS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO


O TEXTO CONSTITUI UM SISTEMA QUE NÃO DEVE SER IDENTIFICADO COM O SISTEMA LINGUÍSTICO PORQUE ELE NÃO É UMA SIMPLES UNIDADE DE ORDEM SUPERIOR DESTE SISTEMA, MAS SIM UMA UNIDADE COMUNICATIVA QUE SE APRESENTA EM TRÊS PLANOS:  O MORFOLÓGICO, INTEGRADO PELOS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS DAS FRASES QUE O COMPÕEM-FONOLÓGICOS GRAMATICAIS . 

SINTÁTICO: QUE SE REFERE ÀS RELAÇÕES ENTRE UNIDADES TEXTUAIS-PROPOSIÇÃO, MACROESTRUTURAS E QUE NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM A SINTAXE DA ORAÇÃO:

SEMÂNTICO, QUE SE REFERE AO CONTEÚDO DAS UNIDADES TEXTUAIS, E SE ORGANIZAM.


COERÊNCIA (SEMÂNTICA, SINTÁTICA, ESTILÍSTICA E PRAGMÁTICA) .

SEMÂNTICA-RELAÇÃO ENTRE SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS DAS FRASES EM SEQUENCIA EM UM TEXTO OU ENTRE OS ELEMENTOS DO TEXTO COMO UM TODO.






COERÊNCIA SINTÁTICA-REFERE-SE AOS MEIOS SINTÁTICOS UTILIZADOS PARA SE ALCANÇAR A COERÊNCIA SEMÂNTICA (CONECTIVOS, USO DE PRONOMES DE SINTAGMAS NOMINAIS DEFINIDOS E INDEFINIDOS ETC)


COERÊNCIA ESTILÍSTICA- REFERE-SE AO USO DE ELEMENTOS LINGUÍSTICOS CONSTRUTIVOS DO MESMO ESTILO OU REGISTRO LINGUÍSTICO . O LÉXICO E OS TIPOS DE FRASES SÃO ALGUNS DESTES ELEMENTOS.

(O Tonecas entra na aula em grande choradeira, porque lhe tinham batido)

Professor - Vamos lá a saber: quem foi que lhe bateu?...
Tonecas - Foi o voticário!
Professor- Boticário! Boticário com B!
Tonecas - Não, senhor. Com as mãos. Já disse que apanhei dois tabefes!
Professor - Bem sei. Mas eu quis emendar a sua pronúncia da palavra boticário. É boticário, com b, e não voticário. Mas, diga-me: que fez o menino ao farmacêutico para o levar a tais extremos?
Tonecas - Não fiz nada ...
Professor - Hum ... custa-me a acreditar... Ora, vejamos: que foi o menino fazer a farmácia?
Tonecas - Fui comprar cinco tostões de bicarbonato para a minha mãe de sódio.
Tonecas - Eu entrei na farmácia, que estava cheia de freguesia, e disse logo, muito alto: - Avie-me, que estou com muita pressa! O farmacêutico olhou-me com mau modo e respondeu: - Espere a sua vez, menino! E vai eu, disse-lhe: - Se não me avia imediatamente faço aqui um barulho que os fregueses vão-se todos embora! E vai ele, perguntou-me: - Então que é que o menino deseja? E vai eu, respondi: - Dê-me cinco tostões de bicarbonato para cozer mais depressa os feijões de sódio em dois papéis!
Professor - Que trapalhada!
Tonecas - E vai ele, aviou-me. E, depois, perguntou: - Deseja mais alguma coisa?
E vai eu, respondi: - Desejo, mas não me lembro agora o que é! E vai ele, disse-me: - Pois então avie-se que eu tenho os outros fregueses à espera! E vai eu, respondi: - Deixe ver se me lembro! E vai ele, disse-me: - Veja lá, será mostarda, linhaça, enxofre, magnésia, borato, arnica... E vai eu, respondi: - Não senhor, não é nenhuma dessas coisas. E ele, já muito aborrecido, continuou: - Então, será óleo de rícino, manteiga de cacau, nitrato de prata, naftalina, glicerina, estriquinina... - Alto! - gritei eu. - Já sei o que é!... - Ora até que enfim! - disse ele. - Então que deseja o menino? E vai eu, respondi: - Desejo que faça o favor de me dizer as horas certas.
Professor- Oh!. E depois?
Tonecas - E, depois, ele pregou-me dois bananos! (Chora)
Professor - Dois quê?...
Tonecas - Bananos! Calhetas! Solhas! Tapa-olhos!
Professor - Basta menino, basta! Então eu não lhe tenho dito que precisa de tomar cuidado com a língua?..,
Tonecas - Pois tem! E foi o que me valeu! Se não a encolho tão depressa, tinha-a trincado com os dentes.


COERENCIA PRAGMÁTICA- REFERE-SE AO TEXTO VISTO COMO UMA SEQUENCIA DOS ATOS DE FALA. EXEMPLLO DE AGUNS SEQUENCIA COERENTE. PEDIDO-ATENDIMENTO, PEDIDO-RECUSA-JUSTIFICATIVA, SAUDAÇAO-DESPEDIDA.

A: Você pode-me dizer onde fica a Rua Alice?
B: O ônibus está muito atrasado hoje.

No balcão da companhia aérea, o viajante perguntou à atendente:
A - A senhorita pode me dizer quanto tempo dura o vôo do Rio a Lisboa?
B - Um momentinho.
A - Muito obrigado.

COESÃO-É UMA RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE UM ELEMENTO NO TEXTO E ALGUM OUTRO ELEMENTO QUE É CRUCIAL PARA A SUA INTERPRETAÇÃO (HOLLIDAY & HASAN ,1976, P 8)




EM SEGUIDA O TEXTO COESO:



TEXTO  É UM SISTEMA CONSTITUÍDO POR TER PLANOS DE UNIDADE DE SENTIDO SENDO ELAS; SENTIDO MORFOLÓGICO, FORMAÇÃO DE PALAVRAS, SENTIDO SINTÁTICO, DIALOGO, PARTES E  SENTIDO SEMÂNTICO SENTIDO SIGNIFICADO.







Nenhum comentário:

Postar um comentário