terça-feira, 21 de maio de 2013

A Linguística e Ferdinand Sassure.




O que é linguística?








É a ciência que estuda a linguagem verbal humana.











Ferdinand Saussure foi um estudioso que se preocupou em definir um objeto de estudo, o qual não havia sido preocupação e objetivo de nenhum outro estudioso. Nascido em 26 de novembro de 1857 em Genebra, foi um linguista e filósofo suíço. Iniciou nos estudos da Linguística com incentivos do filólogo Adolphe Pictet. Lecionou Lingüística Geral na Universidade de Paris e de Genebra por mais de 20 anos. Faleceu na cidade de Morges, em 22 de fevereiro de 1913. Três anos após a morte de Saussure, foi lançado o Curso de linguística Geral- CLG, que é resultado de anotações minuciosas de alunos freqüentadores de 3 cursos ministrados por ele na Universidade de Genebra, entre 1907 e 1910. Essas anotações serviram de base para a organização da obra feita por Charles Bally e Albert Sechehaye, que recriaram cuidadosamente o pensamento do pioneiro na lingüística.
A partir da metodologia de Sassure, houve o surgimento de duas grandes tendências: formalismo (corrente que segue Saussure) e funcionalismo (corrente que o contraria). 




As dicotomias saussureanas 

* Língua X Fala 
Saussure definiu o objeto de estudo da linguística moderna. Para ele, a fala é assistemática, heterogênea e concreta; já a língua é sistemática homogênea, abstrata e, portanto, passível de análise interna. A língua (langue) passou a estabelecer uma oposição à fala (parole). Sendo assim, Saussure promoveu o corte que deixa de fora as questões relativas à fala.







* Sincronia X Diacronia
Ferdinand de Saussure enfatizou uma visão sincrônica, um estudo descritivo da linguística em contraste à visão diacrônica da linguística histórica, a qual estudava a mudança dos signos no eixo das sucessões históricas, estudo este que era a maneira pela qual o estudo de línguas era tradicionalmente realizado no século XIX. Ao propor uma visão sincrônica, Saussure procurou entender a estrutura da linguagem como um sistema em funcionamento em um dado ponto do tempo (recorte sincrônico).
 Esquema proposto por Saussure (1973, p. 95): AB representa o eixo das simultaneidades (sincronia); CD, o eixo das sucessões (diacronia). 

 A B 
 D 
 Saussure adotou a sincronia. Preocupou-se em compreender como funcionam e não como se modificam as línguas.

* Sintagma X Paradigma
A linguagem tem dois modos de funcionamento: a combinação (relações sintagmáticas) e a seleção (relações associativas ou paradigmáticas). Isto é, funciona a partir do encontro, na cadeia linguística, do eixo das relações sintagmáticas com o das relações associativas. O eixo sintagmático (mecanismo de combinação) é a realização da língua, representando a fala; o eixo paradigmático (mecanismo de seleção) representa o plano da língua, sistema disponível na memória do falante.

* Significante X Significado
O signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado, como se fossem dois lados de uma moeda. O significante é uma "imagem acústica" (cadeia de sons) e reside no plano da forma. O significado é o conceito e reside no plano do conteúdo.

Significado e significante 
 (i) Significado: conceito ou ideia; 
(ii) Significante: elemento sensível ou plano de expressão.
Toda palavra que possui um sentido é considerada um signo linguístico. Ex: “livro”. 
Quando se observa o signo “livro”, percebe-se que ele é a união de som (ou escrita) e 
conceito, ou seja, significante e significado, respectivamente. 
 O signo apresenta duas características básicas: 
(i) arbitrariedade: uma das características do signo linguístico é o seu caráter arbitrário. 
Não existe uma razão para que um significante (plano de expressão) esteja associado a um significado (plano do conteúdo ou ideia). Isso explica o fato de que cada língua emprega significantes diferentes para um mesmo significado (conceito). Ex.: “mesa” (português); “table” (inglês); (ii) linearidade: os componentes que integram um determinado signo se apresentam um após o outro, tanto na fala como na escrita. É o eixo sintagmático.



Chamamos signo à combinação do conceito e da imagem acústica [...] Propomos manter a palavra signo para designar o total e substituir conceito e imagem acústica respectivamente por significado e significante.
[ Curso de Linguística Geral, Editorial D.Quixote, 7ª Edição, Janeiro de 1995, pp.123 e 124 ]

LÍNGUA, FALA, SIGNIFICADO, SIGNIFICANTE, SINCRONIA E DIACRONIA









CARACTERÍSTICAS DO SIGNO LINGÜÍSTICO
Arbitrariedade: uma das características do signo lingüístico é o seu caráter arbitrário. Não existe uma razão para que um significante (som) esteja associado a um significado (conceito). Isso explica o fato de que cada língua usa significantes (som) diferentes para um mesmo significado (conceito).
Linearidade: Os componentes que integram um determinado signo se apresentam um após o outro, tanto na fala como na escrita.
DIVISÕES DA LINGÜÍSTICA
- Fonética: Estuda os sons da fala.
- Fonologia: Estudo dos fonemas.
- Morfológica: Estuda a estrutura, formação, as flexões e a classificação das palavras.
- Sintaxe: Se ocupa das relações entre as palavras ou entre as orações.
- Semântica: Estuda a significação das palavras.
- Lexicologia: Estuda o conjunto de palavras de um idioma.
- Estilística: A estilística nos dá vários recursos para tornarmos os nossos discursos (falados ou escritos) mais expressivos e elegantes. Esses recursos são as figuras de linguagem e os vícios de linguagem.
- Pragmática: Estudo de como a fala é usada na comunicação diária.
- Filologia: Estuda a língua através de documentos escritos antigos.
É bom ressaltar que nem todos os lingüistas concordam com essa divisão.


LINGUISTAS NOTÁVEIS
- Franz Bopp - Leonard Bloomfield - Roman Jakobson - Umberto Eco - Noam Chomsky  - Michael Halliday.


Alguns lingüistas estudam a linguagem de apenas um indivíduo, outros estudam a linguagem de uma comunidade inteira.

Bibliografias:

educacao.uol.com.br/biografias/ferdinand-de-saussure.jhtm

www.linguisticaelinguagem.cepad.net.br/EDICOES/09/Arquivos/07.pdf
Curso de Linguística Geral
books.google.com/books?id=Nsd0kiUfrlgC&sitesec=reviews

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